s Funcional - Gestão, PBM e Vacina
DIVULGUE, MULTIPLIQUE, COMPARTILHE

Nova resolução da ANS para oferta de medicação também envolve as empresas

Mesmo facultativa, oferta de medicação de uso domiciliar aos beneficiários pode ser usada como diferencial por operadoras de saúde e empresas de todos os segmentos Após a nova Resolução Normativa nº 310, publicada pela Agência Nacional de Saúde(ANS)

Mesmo facultativa, oferta de medicação de uso domiciliar aos beneficiários pode ser usada como diferencial por operadoras de saúde e empresas de todos os segmentos  Após a nova Resolução Normativa nº 310, publicada pela Agência Nacional de Saúde (ANS), que esclarece os princípios para a oferta de contrato acessório de medicação de uso domiciliar pelas operadoras de planos de assistência à saúde, abriram-se novas possibilidades.

Após a nova Resolução Normativa nº 310, publicada pela Agência Nacional de Saúde (ANS), que esclarece os princípios para a oferta de contrato acessório de medicação de uso domiciliar pelas operadoras de planos de assistência à saúde, abriram-se novas possibilidades. 

Conhecido como PBM, o chamado Benefício Medicamento pode ser utilizado como trunfo por alguns planos de saúde e, ao mesmo tempo, melhorar a saúde de seus beneficiários dentro das empresas. Números da Funcional, empresa especializada em gestão de saúde, mostram que pacientes que utilizam o benefício medicamento chegam a aumentar a adesão aos tratamentos medicamentosos em até 85%.

O objetivo da medida, segundo a ANS, é justamente reduzir o sub-tratamento das patologias de maior prevalência na população: Diabetes, Asma Brônquica, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, Hipertensão Arterial, Insuficiência Coronariana e Insuficiência Cardíaca Congestiva. 

Alguns clientes da Funcional que possuem contratos com as grandes operadoras de Planos de Saúde no país já utilizavam o benefício medicamento, antes da nova resolução ser publicada pela ANS. Segundo os executivos da Tigre Tubos e Conexões S.A. e da Kablin, os resultados são excelentes tanto para suas operações internas como para a saúde de seus funcionários.

“Com o Benefício Medicamento PBM Funcional, passamos a conhecer melhor o perfil de uso dos nossos colaboradores e dependentes. É possível, com o sistema de autorização on-line, garantir a aplicação correta das diretrizes da nossa política de subsídio de medicamentos. Com um processo automatizado, podemos conhecer a movimentação das farmácias no momento da compra e ter acesso a informações que possibilitam a implantação de programas de promoção à saúde em conjunto com a nossa área médica” revela Neida Maria Berri, Coordenadora de Remuneração e Benefícios da Tigre Tubos e Conexões S.A.

“O Benefício Medicamento PBM Funcional coloca à disposição da Klabin uma boa rede credenciada com farmácias distribuídas em todo o Brasil. Conectadas ao sistema autorizador, facilitam o acesso econômico e geográfico para funcionários e dependentes que precisam comprar medicamentos, o que auxilia a adesão ao tratamento médico. Por meio da movimentação do serviço, a Klabin pode cuidar melhor da saúde das pessoas identificando perfis de pacientes que necessitem de medicamentos com frequência, monitorando tais utilizações, entendendo as necessidades dos colaboradores, além de poder orientá-los da forma mais segura possível.“, afirma o Dr. Francisco Carlos Johansson, responsável de Gestão de Saúde e Benefícios da Klabin.

Fábio Hansen, presidente da Funcional, considera positiva e oportuna essa nova Resolução da ANS. “Tanto as operadoras de saúde como os beneficiários serão favorecidos pela medida”, afirma. “Tendo acesso remédio com o menor custo, o beneficiário dá continuidade ao tratamento e reduz as possibilidades de complicações, o que, não raro, aumenta os custos das operadoras de saúde”, acrescenta.
A Funcional, diz o executivo, está preparada para atender o aumento da demanda. A empresa acumula experiência de vários anos nesse mercado, o que lhe permite oferecer aos clientes suporte eficaz tanto no cálculo dos custos da operação como no desenho de um mapa de logística eficiente.

Veja mais cases de sucesso

>> Veja todas as notícias
Acompanhe a Funcional

® 1999 - 2012 Funcional. Todos os direitos reservados.